terça-feira, 22 de setembro de 2015

Workshop Internacional Avaliação de Políticas Públicas: Atenção Básica/Primária e Participação Social em Saúde - Experiências da cooperação Itália e Brasil

Teve início, na segunda-feira (21/09), o Workshop Internacional Avaliação de Políticas Públicas: Atenção Básica/Primária e Participação Social em Saúde - Experiências da cooperação Itália e Brasil, que reúne em Porto Alegre pesquisadores, docentes, gestores, servidores e estudantes nacionais e estrangeiros até amanhã, 23 de setembro.
As mesas da manhã de hoje trouxeram as experiências de Maria Augusta Nicoli, da Agenzia Sociale e Sanitária Regionale Emilia-Romagna, Luciano Gomes, da Universidade Federal da Paraíba e Ardigó Martino, da CSI Alma Mater Studiorum Universitá di Bologna, entre outros nomes importantes que fizerem intervenções muito interessantes. O tema principal do Workshop é atenção básica e participação, por isso teve como convidados representantes e servidores dos diversos serviços de Porto Alegre que fazem assistência e gestão nessa área.
Nas apresentações dessa manhã Maria Augusta Nicoli explanou sobre o processo das linhas guias que compõem a atenção básica em saúde na Itália, contando sobre a forma como as comunidades se inserem nesse movimento de construção da linha e a importância dessa participação continuar no monitoramento das atividades posteriores e ligadas a essa implementação. Luciano Gomes, em outra mesa, reforça a importância da avaliação das ações e serviços em saúde, de forma a apoiar o desenvolvimento do conjunto de ações com um olhar para as demandas da população e de seus indivíduos como integrantes principais das complexas redes do sistema de saúde. Após esse momento, Ardigó Martino explanou sobre a transição demográfica que está acontecendo na Itália e mostrou estratégias para enfrentamento das mudanças em relação a demanda de uma população mais envelhecida e com menores taxas de natalidade. 
O evento está sendo organizado pela Cooperação acadêmica entre a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e a Alma Mater Studiorum – Università di Bologna (UNIBO) através da Rede Governo Colaborativo em Saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário