sexta-feira, 4 de setembro de 2015

As vidas das Marias e nossas vidas enclausuradas

Na aula de Tutoria IV de ontem (03/08) assistimos ao documentário "Vida Maria", a partir dele nos foi proposto uma Reprodução Social através de uma análise crítica de como nos colocaríamos nesta situação.
O curta metragem nos sensibiliza para pensar em várias condições que estão colocadas a mulheres e que são silenciadas durante toda uma vida e perpassam isso por muitas gerações. Mas também sinto o quão complexo é pensar sobre isso, pois não consigo me colocar realmente no lugar delas para sentir e vivenciar tudo o que se passa na vida dessas Marias. Mas como mulher, consigo  perceber como a sociedade patriarcal está presente em todos os espaços da minha convivência, por exemplo, quando eu ando na rua e recebo cantadas, quando eu vejo homens ainda recebendo maiores salários que mulheres estando no mesmo cargo, quando eu vejo relatos de meninas, diariamente, nas redes sociais, etc.

Além de uma profunda discussão das questões trazidas no vídeo, conversamos sobre algumas questões relacionadas a governabilidade atual (ou a falta dela) e polêmicas que estão efervescendo nas diferentes esferas estatais, como o corte de verbas na educação e o atraso e parcelamento dos salários aos servidores públicos estaduais.
Mas para falar sobre isso aqui, eu precisaria uma semana inteira!
Então, até logo,
A FUTURA SANITARISTA

Nenhum comentário:

Postar um comentário