segunda-feira, 22 de junho de 2015

Guia pessoal da transição entre a segunda e a terceira etapa do curso de Saúde Coletiva

O objetivo desta postagem, é relatar, brevemente, como aconteceu a transição do segundo para o terceiro semestre do curso de Saúde Coletiva. Farei isso de forma bastante esquematizada, a fim de servir como um guia pessoal de consulta, sem seguir as recomendações para a elaboração de portfólio que são enfatizadas desde o início da graduação. Listarei as Unidades de Produção Pedagógicas do segundo semestre e seus respectivos temas e introduzirei o que está sendo abordado no terceiro semestre.

Unidades da 2ª etapa do curso:

  1. Unidade de Tópicos Integradores em Saúde Coletiva II, abordando o tema relativo à Atenção Psicossocial: O cuidado em Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas no SUS e dividida nos módulos I. Breve História da Loucura e das Reformas Psiquiátricas; II. Conceitos, Premissas Éticas e Modelos de Atenção no campo da Saúde Mental e Atenção Psicossocial; III. Rede de Atenção Psicossocial e Políticas de Saúde Mental; IV. Políticas sobre drogas e suas tendências no Brasil e no mundo; V. Montando a Rede de Atenção Psicossocial RAPS de Corvalina (município imaginário estudado durante a UPP).
  2. Unidade de Saúde, Sociedade e Humanidades II, na qual tratamos dos temas da Vigilância Sanitária e Ambiental, dos Resíduos dos Serviços de Saúde, dos Resíduos Sólidos Urbanos, Saneamento Básico e Saúde Pública.
  3. Unidade de Planejamento, Gestão e Avaliação em Saúde I, com introdução ao uso de tabuladores, pesquisas em fontes de bases secundárias de dados e informações (Datasus, Tabnet, Tabwin), noções básicas sobre cálculos de análise descritiva, Atenção Básica (Primária) à Saúde, aproximação e exploração à distância das regiões e municípios, debatemos sobre o uso de portfólio, noções elementares sobre análise de situação de saúde, Média e Alta Complexidade, programação de procedimentos, definição de indicadores de oferta e cobertura a partir de estudos de caso municipal.
  4. Unidade de Pesquisa em Saúde e Bioestatística II, abordando análise situacional de saúde e observação das comunidades, elaboração de poster, Elementos da Pesquisa, Ética nas Pesquisas, normas ABNT, como elaborar um Tema de pesquisa a partir de um Problema, como elaborar uma Apresentação.
  5. Unidade de Políticas Públicas e Sistemas de Saúde II, onde estudamos a história e a evolução das Políticas de Saúde no Brasil, fizemos cartografia de cidades, trabalhamos com o tema Cidades Utópicas, estudamos alguns conceitos do SUS e sua organização e utilizamos da ferramenta audiovisual para apresentação de temas relevantes na área da saúde.
  6. Unidade de Análise de Situação de Saúde e Vigilância à Saúde I, na qual estudamos o modelo da História Natural da Doença, os Modelos de Atenção à Saúde, tipos de vigilância, doenças emergentes, doenças negligenciadas e fizemos intervenções educativas sobre assuntos relacionados com o tema da vigilância à saúde.
  7. Unidade de Tutoria II, com dinâmicas sobre o tema Coletividades, discussões para elaboração do Portfólio reflexivo, debate sobre as inovações na formação dos sanitaristas e exercício sobre autoavaliação.
  8. Unidade de Promoção e Educação da Saúde II, com a temática dos Movimentos Sociais e formação da agenda pública, estudo das populações vulneráveis e das políticas elaboradas a tais grupos e estudo da Política Nacional de Educação Popular.     
Diversas outras atividades foram realizadas ao decorrer do semestre, tudo isso colaborou para um crescimento imenso da nossa compreensão sobre toda a área da saúde, sua complexidade e nos permitiu identificar melhor qual no nosso papel e o nosso lugar como futuros sanitaristas. O desenvolvimento das UPPs vêm acontecendo no terceiro semestre, com diferentes discussões, mas a partir de agora, seguirei trazendo temas de relevância para toda a área, fazendo relações e críticas entrelaçadas com minha bagagem recolhida até aqui através do curso, mas é claro com possibilidades de recapitulações como a de hoje.
*texto elaborado a partir de março de 2015

A FUTURA SANITARISTA

Nenhum comentário:

Postar um comentário