quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Vamos falar sobre Coletividades?

Neste semestre, a Unidade de Tutoria II, tem como principais objetivos  exercitar e desenvolver habilidades e competências tendo como base o tema: coletividades. Nada mais justo, tratando-se de um curso no qual "O profissional, fundamentalmente, é pensado no âmbito da gestão, onde se inclui 'planejamento, gestão e avaliação em saúde', mas convém ressaltar que atua também com as ações coletivas de proteção à saúde: 'educação, promoção e vigilância da saúde'" como se encontra no Projeto Político Pedagógico do curso.


O tema em questão também está sendo retomado por outras UPP's neste semestre, por exemplo, na Unidade de Políticas Públicas de Saúde, estamos tratando da organização de cidades, primeiramente das imaginárias e então partindo para o âmbito do real. Para realizarmos o trabalho de Cartografia das Cidades Reais (cidades que serão escolhidas e estudadas pelos alunos)  será realizada uma articulação entre os “desejos” da comunidade e o sistema de atenção à saúde “existente”, ou seja, todos os aspectos pesquisados deverão levar em conta as coletividades sociais (da população) e institucionais (dos serviços).

Outro exemplo de estudo das coletividades está sendo abordado na UPP de Promoção e Educação a Saúde II, na qual estamos conhecendo e discutindo os conceitos e a história das Mobilizações e Redes de Movimentos Sociais. Uma importante autora que conceitua nossos estudos chama-se Ilse Scherer-Warren que busca em seus trabalhos "uma compreensão acerca da nova configuração da sociedade civil, explicitando os múltiplos tipos de ações coletivas do novo milênio". Estamos discutindo a cerca disso o fato de que toda a mobilização da esfera pública necessita de uma organização para acontecer e que diversos atores sociais fazem parte desse tipo de acontecimento. 

É claro que de alguma forma ou de outra o tema coletividades atinge a todas as esferas do curso, mas são exemplos como os citados acima que nos fazem perceber o que torna algum aspecto pertencente ao âmbito coletivo. Espero poder discutir muito sobre esse tema durante o semestre, e descobrir quais são seus conceitos delimitadores ou então que expandem seus horizontes. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário