Eu nunca imaginei que um curso universitário criaria tantas incógnitas na minha vida. Eu já fiz o vestibular tendo certeza de que era Saúde Coletiva o que eu queria e agora me surpreendo cada vez mais com o tanto de coisas que eu nem imaginava e que esse curso aborda. Mas hoje quero apenas falar um pouco sobre a minha trajetória até aqui e como foi dar início a essa nova etapa.
Concluí o Ensino Médio na cidade de Estrela-RS, no Colégio Santo Antônio. Até o primeiro ano do Ensino Médio a minha ideia era de ser professora, não sabia se de História ou Geografia. Enfim, numa das discussões sobre o que fazer após o Ensino Médio, ainda no primeiro ano, um de meus professores falou sobre o curso Gestão de Saúde (ele não sabia ao certo o nome do curso) e disse que era uma área que necessitava muito de profissionais qualificados, entre outras coisas. Então, fui pesquisar sobre o curso! E descobri, em 2011, que na UFRGS, existia o curso de Análise de Sistemas e Políticas de Saúde. De cara eu gostei da proposta do curso. Mas foi só no terceiro ano do Ensino Médio que eu tive a certeza de que era Saúde Coletiva o que eu queria. Participei do “UFRGS de Portas Abertas”, onde descobri que o nome do curso havia mudado, assisti à apresentação e comprei o livro do curso, escrito pelos próprios alunos e então pude ver como a vida de uma pessoa poderia mudar após vivenciar tudo o que o curso oferece: uma nova forma de aprendizagem; um novo olhar sobre a saúde; uma forma diferenciada de instigar as pessoas a fazerem a diferença.
E agora falta me perguntar: O que eu trago para o curso? Uma enorme vontade de aprender e duas grandes necessidades: a de interagir com diversas pessoas e a de ter um momento particular para refletir, entre outros aspectos, sobre as diversas conexões que a Saúde Coletiva faz e pode fazer.Basicamente, essa é minha trajetória de conhecimento do curso e entendimento do que eu busco e trago como necessidade. E é com grande entusiasmo que dou início aos meus relatos sobre a minha vida na Saúde Coletiva.
A futura sanitarista,
Luiza
A futura sanitarista,
Luiza
Nenhum comentário:
Postar um comentário