quarta-feira, 4 de junho de 2014

Exercitando a reflexão crítica - 3 - analisando imagens:


A igualdade permite a diferença, já a desigualdade permite a guerra.

Quantas vezes em nossa vida nos perguntamos o porquê de algumas pessoas serem diferentes das outras? Será que vemos o diferente da forma com a qual o mundo permite que ele exista? Ou seja, estamos levando em conta as condições sociais, culturais, econômicas, religiosas, etc. para julgar o que é ou não diferente ao que estamos acostumados?
O campo da Saúde Coletiva, por estudar e seguir princípios da equidade e da alteridade busca ferramentas para amenizar as desigualdades, reconhecendo que a igualdade se faz respeitando as diferenças culturais e socioeconômicas. A partir do princípio da alteridade pretende-se reconhecer que o outro existe como inseparável do eu particular, ou seja, o outro nos influencia e faz parte da nossa história mesmo quando completamente diferente de nós.
Existimos como membros de uma sociedade apenas através das relações pessoais e só poderemos construir melhores condições de vida conservando essas relações saudavelmente, reconhecendo e respeitando as diferenças individuais.